Fundação Sagres

Navegando rumo a um novo mundo de possibilidades

A Fundação Sagres

Desenvolver saberes que levam à descoberta de um novo mundo.

Navegar pelo oceano do conhecimento em busca de novas possibilidades.

Esses princípios que nortearam a Escola de Sagres no estímulo às grandes navegações no século XV continuam nos inspirando hoje.

Honrando o nome da audaciosa escola naval portuguesa e olhando sempre para frente, nasceu a Fundação Sagres com o propósito de ser uma geradora de TV que difundisse os valores humanos, sociais e coletivos na realidade contemporânea.

Com uma programação educativa e cultural de qualidade, que valoriza homem, a arte, a ética, a solidariedade, os costumes, a cidadania e a qualificação para o trabalho, ofereceremos não só conteúdos alternativos, mas verdadeiras ferramentas de transformação do indivíduo e da sociedade.

É seguindo nessa direção que atuamos em 3 eixos fundamentais: cultura e educação, radiodifusão e assistência social. Ampliando horizontes das comunidades e estimulando cada pessoa envolvida em nossas ações a descobrir seu potencial.

Esse é o jeito Sagres de navegar. Porque a conquista de um mundo novo deve ser uma conquista para todos.

Nossa Missão

Expandir, incluir, ensinar, repensar a realidade, ressignificar valores e buscar mundos novos nas ondas da conectividade, do digital, da informação e da comunicação. Ancorados em valores firmes, temos como compromisso a busca dos novos pensamentos, do saber, da informação, da cultura, da arte. Sagres é um jeito de ser e de descobrir.

Nossos Objetivos

• Atuar nas áreas da cultura e da educação, promovendo o pleno desenvolvimento do ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, por meio de canais próprios de radiodifusão cultural e educativa, sem finalidades comerciais, tendo sempre como objetivo prioritário os interesses comunitários.
  • Realizar e divulgar programas sociais de interesse da comunidade, especialmente ligados aos grupos em situação de vulnerabilidade social, bem como incentivar o voluntariado.
  • Estabelecer contratos com outras emissoras de radiodifusão com o intuito de produzir programação informativa e educativa e promover intercâmbio de programas, experiências e programação com entidades nacionais e internacionais.
  • Promover o desenvolvimento econômico, social e financeiro e o combate à pobreza, apoiar o desenvolvimento de ações de pesquisa, de ensino e de desenvolvimento institucional de interesse da comunidade e desenvolver ações de defesa, preservação e conservação do meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável.

Eixos de Atuação

Cultura e Educação

Atuamos nas áreas da cultura e da educação, entendendo-se cultura como o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, os costumes e todos os hábitos do homem enquanto membro da sociedade; e educação como o conjunto de atividades que promove o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (definição do artigo 205 da Constituição Federal de 1988).

Radiodifusão

Exploramos, sem caráter comercial, serviços de radiodifusão sonora e sons e imagens – televisão, em todo território nacional –, bem como jornal e qualquer outro serviço de comunicação social ou educativa, inclusive autorização para executar o serviço ancilar ao serviço de radiodifusão de sons e imagens – retransmissão de televisão – e serviço auxiliar de radiodifusão.

Assistência Social

Realizamos e divulgamos programas sociais de interesse da comunidade, especialmente dedicados aos idosos, crianças, grupos de mães, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social, público afrodescendente, dentre outros.
A ponte que liga o ensino fundamental às casas de todas as famílias.

Uma tecnologia de educação inovadora, única e personalizada desenvolvida pela Fundação Sagres. A arquitetura educacional é baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o conteúdo segue a Base Nacional Comum Curricular do MEC, sendo uma importante ferramenta didática para os professores. Disponível por meio de plataforma digital e aplicativo, o programa atende às exigências de baixa e alta conectividade e alcança toda a comunidade através da cobertura de TV aberta. O programa oferece um conteúdo exclusivo e licenciado, com um roteiro completo e seguro para a aprendizagem.

Sagres tudo de bom pra você

As pessoas querem ler, ouvir e assistir boas notícias. E nós podemos ajudar a construir um mundo melhor através do jornalismo. Queremos trazer uma nova perspectiva sobre o consumo de notícias, criando a audiência do bem. O mundo precisa. As pessoas desejam. E nós podemos fazer. É hora de good news. No rádio, na TV e na internet. Basta abrir os olhos e escrever histórias com final feliz.

Canais

Acompanhe nossa programação

Radio Sagres AM
Ouvir
Portal Sagres
Canal Sagres
YouTube Sagres

Parceiros

Contamos com parceiros que nos apoiam nas nossas diferentes frentes de atuação. Instituições e empresas que navegam junto com a gente e ampliam os horizontes de cada comunidade envolvida nas nossas iniciativas.

Quero ser parceiro