A Fundação Sagres e a Faculdade de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) renovaram o termo de cooperação que viabiliza ações conjuntas voltadas à formação, difusão e valorização do audiovisual universitário. A parceria, iniciada em 2025, entra agora em seu segundo ano, com a ampliação de projetos e novas frentes de atuação previstas para 2026.
Ao longo do primeiro ano da parceria, as metas previstas no plano de trabalho foram cumpridas com a realização de ações formativas, produção de conteúdo e exibição televisiva de materiais institucionais e culturais, conforme relatório técnico apresentado pela UEG
Entre as principais entregas está a criação e exibição do programa Cinemateca, veiculado na Demà Sagres TV, com destaque para filmes produzidos por discentes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual. Até o momento, nove edições do programa já foram exibidas, ampliando o acesso do público às produções acadêmicas e fortalecendo a difusão do audiovisual goiano.
Além da exibição dos filmes, a cooperação incluiu a participação de profissionais da Fundação Sagres em oficinas promovidas pela UEG, nas áreas de direção de fotografia, roteiro e dublagem; a seleção de três estudantes do curso para estágio na Fundação Sagres; a veiculação de publicidade institucional do Vestibular UEG na programação da emissora; e a exibição diária de pílulas televisivas sobre o curso de Cinema e Audiovisual da universidade
Laila Melo, coordenadora de conteúdo da Demà Sagres TV em Goiás e executora da parceria na Fundação Sagres, destaca a importância do projeto, principalmente na ampliação da divulgação social e científica.
“É uma satisfação renovar esse termo de cooperação. Ao longo deste ano de 2025, pudemos desenvolver diversas ações em conjunto. Uma delas é o programa Cinemateca, pelo qual divulgamos os filmes universitários na TV aberta e pelo nosso canal no YouTube. Em 2026, essa parceria nos permitirá trocar mais experiências e projetos com a Universidade. Além disso, proporcionará ampliar nossa função de divulgação social e científica.”
Para a UEG, a parceria ocorre em um momento simbólico, já que o curso de Cinema e Audiovisual se prepara para celebrar 20 anos de trajetória em 2026. De acordo com Thaís Oliveira, coordenadora do curso, a parceria aproxima os estudantes e a própria universidade do restante da sociedade
“A parceria entre a Demà Sagres TV e o Curso de Cinema e Audiovisual da UEG é importante, especialmente neste momento em que o curso se prepara para celebrar 20 anos de trajetória em 2026. Ao longo dessa parceria, a Demà Sagres TV tem sido um espaço de visibilidade para o curso e, principalmente, para os filmes e produções audiovisuais realizadas pelos nossos estudantes dentro das disciplinas. Exibir esses trabalhos em um canal de televisão amplia o alcance das produções, valoriza o esforço dos alunos e fortalece o audiovisual goiano, aproximando a universidade da sociedade. Além da exibição dos filmes, essa parceria se estende a outras ações como projetos conjuntos e oportunidades de estágio. Para os estudantes, isso significa vivenciar, ainda durante a graduação, a rotina profissional de uma emissora de TV, adquirindo experiência prática, ampliando repertórios e construindo caminhos no mercado de trabalho.”
Com a renovação do acordo, a expectativa é ampliar as ações conjuntas em 2026, fortalecendo o intercâmbio técnico, a formação profissional dos estudantes e a função social da comunicação pública.
