A Fundação Sagres e o trabalho desenvolvido pelo Sistema Sagres e o Sagres Educa foram apresentados pelo coordenador artístico da instituição, Marcus Gouveia, durante o 8º Mercado Audiovisual Centro Oeste (SAP), realizado entre os dias 22 e 25 de outubro em Goiânia – GO. O evento recebeu profissionais de todo país para discutir audiovisual e suas diferentes interfaces nos dias atuais.
“A importância desse tipo de evento é falar de audiovisual em várias outras perspectivas, principalmente juntando players e outras produtoras grandes e pequenas de audiovisual do Brasil inteiro no mesmo lugar”, destaca Marcus Gouveia, que também é apresentador, ator e roteirista. Ele foi convidado pela organização para o painel “Audiovisual e movimento: diversidade, sustentabilidade e os desafios do nosso tempo”, realizado nesta sexta-feira (25).
O painel reuniu convidados para discutir o papel do audiovisual na promoção da diversidade e sustentabilidade frente aos desafios contemporâneos.
“A organizadora do evento reconhece a Sagres como instituição referência no Estado pela relação com a sustentabilidade e os ODS. A Fundação respira, tem o DNA dos ODS em toda sua grade, tanto no Sistema Sagres, com a TV, Rádio e Online, quanto no Sagres Educa. Integrou o Pacto Global de Mídia da ONU, foi a única instituição de comunicação do Centro Oeste e a segunda do país que integrou o Pacto Global de Mídia da ONU, da Agenda 2030 e dos 17 ODS. Essa é uma chancela muito grande pra gente com relação ao audiovisual”, afirma Marcus Gouveia.
Referência em sustentabilidade no audiovisual
Em sua participação, o representante da Sagres apresentou os produtos do sistema e falou sobre a responsabilidade da instituição não somente em disseminar o conhecimento através dos programas, mas da postura da instituição enquanto agente de transformação social.
“O audiovisual entra em vários contextos. Todos os programas têm esse DNA de ODS nas pautas, em como estão mostrando histórias de pessoas relacionadas aos ODS, como isso é mostrado através de reportagens que seguem de modelo, como podemos ajudar a falar de sustentabilidade, cidadania, erradicação da pobreza, que são temas dos 17 ODS à comunidade. A pessoa que nos assiste no canal, está absolvendo conteúdos falando dos ODS. Em todos os produtos, desde o Raiz Brasileira, programa sertanejo falando de cultura local, Aperte o Play, programa de games. Como falar de ODS em games? São vários programas com formatos e perspectivas diferentes”, detalha.
O Sagres Educa também é referência quando o assunto é responsabilidade socioambiental.
“Dentro do Sagres Educa, a gente vai falar de produtos audiovisuais ficcionais, como Farol Sagres Educa, uma série ficcional onde a gente trabalha os preceitos da Base Nacional Comum Curricular e também dos ODS em 240 episódios gravados em duas temporadas, disponível em TV aberta. E a série Só Vem, que criamos ano passado, lançada esse ano, em que a gente vai conversar com alunos do Ensino Médio, vamos falar sobre projeto de vida. Temos muitos produtos audiovisuais importante que trabalham esse lugar da sustentabilidade na mensagem. Levei um pouco do que a gente está trabalhando e como isso reverbera no incentivo a nas produções que tratam desses temas”, ressaltou ainda.