O Ministério da Educação (MEC) destacou em sua página oficial o SER Goiás, programa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) desenvolvido com apoio da Demà Educa, solução de inteligência educacional da Fundação Sagres, como exemplo de estratégia eficaz para recompor aprendizagens e reduzir desigualdades educacionais.
A iniciativa atende estudantes do 6º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática e utiliza trilhas personalizadas, conteúdo audiovisual produzido no Centro de Mídias da Fundação Sagres, diagnósticos e devolutivas individuais pelo Portal NetEscola. O programa também oferece material didático bimestral, formações continuadas para professores e acompanhamento pedagógico sistemático, garantindo suporte constante às redes de ensino.
Para a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, o reconhecimento do MEC é fruto do trabalho integrado entre governo, instituições parceiras e profissionais da educação:
“O desempenho do ensino médio goiano é reflexo do compromisso dos nossos professores e do investimento realizado pela secretaria nas pessoas e na infraestrutura”.
Presidente da Fundação Sagres, Djalma Freitas destacou a missão social e a importância do projeto.
“Ver o projeto SER Goiás ganhar destaque no MEC é uma confirmação de que estratégias como a recomposição das aprendizagens são essenciais para a promoção da equidade da educação brasileira. Na Fundação Sagres, por meio da Demà Educa, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para transformar vidas e promover justiça social. Essa iniciativa, que une tecnologia, produção audiovisual, formação continuada e acompanhamento personalizado, é um exemplo vivo de como podemos superar desafios e oferecer oportunidades reais para nossos estudantes. Seguiremos firmes na missão de apoiar políticas públicas que promovam inclusão, equidade e o direito de aprender para todos”, definiu.
O destaque dado pelo MEC reforça a importância da cooperação entre poder público e organizações da sociedade civil na construção de soluções que impactam positivamente o presente e o futuro da educação brasileira.