Palmas (TO) – Depois de movimentar mais de 3 mil jovens em Goiânia, a Semana Olímpica desembarca em Palmas, trazendo os valores do esporte na prática para jovens na capital tocantinense.
O evento acontece na semana em que terão início os Jogos Olímpicos – Paris 2024 e marca a vivência prática esportiva, como parte das atividades da estratégia “Olympism365 – Esporte, Educação e Meios de Vida”, iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) que no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES.
A Semana Olímpica em Palmas acontece entre os dias 22 e 26 de julho, no Tênis Sesc (Aureny I), parceiro da iniciativa no Tocantins.
“Tivemos uma experiência muito positiva com os jovens de Goiás e agora chegou a vez do Tocantins. É uma oportunidade única que eles terão de um dia diferente, com muito aprendizado, práticas esportivas, troca de experiência e o contato com novas modalidades. Além disso, a Semana Olímpica coloca os jovens tocantinenses no radar do Comitê Olímpico Internacional com a visibilidade de serem os únicos no estado a fazer parte desta estratégia”, afirmou o coordenador do Olympism365, Charlie Pereira.
Participam da iniciativa cerca de mil jovens do Polo Tocantins da Demà Jovem by Renapsi, em modalidades como vôlei, futsal, tênis, tênis de mesa, jiu-jitsu, entre outras.
Serão estimuladas ainda outras habilidades como raciocínio lógico, através dos jogos de tabuleiro. Depois de Palmas, a Semana Olímpica será realizada em Brasília (DF), no mês de agosto. A ação teve início em junho, para os jovens de Goiás.
Ao todo, 10 mil jovens nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal fazem parte da estratégia Olympism365, que envolve o desenvolvimento de soft skills, a promoção dos valores olímpicos e da sustentabilidade, gerando um impacto social positivo colocando o jovem como protagonista e multiplicador.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades.