ODS13

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Meta 13.1


Meta 13.2

  • Nações Unidas
    Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.
  • Brasil
    Integrar a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) às políticas, estratégias e planejamentos nacionais.
  • Indicadores
    13.2.1 – Número de países que comunicaram o estabelecimento ou a operacionalização de uma política/estratégia/plano integrado que aumente a sua capacidade de adaptação aos impactos adversos das mudanças climáticas e promova a resiliência climática e o desenvolvimento de emissões de gases de efeito estufa baixas de maneira que não ameacem a produção alimentar (incluindo um plano nacional de adaptação, uma contribuição determinada a nível nacional, uma comunicação nacional, um relatório de atualização bienal ou outro).

Meta 13.3

  • Nações Unidas
    Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
  • Brasil
    Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.
  • Indicadores
    13.3.1 – Número de países que integraram medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce nos currículos de ensino fundamental, médio e superior.
    13.3.2 – Número de países que comunicaram o fortalecimento da capacitação institucional, sistêmica e individual para implementar ações de adaptação, mitigação e transferência de tecnologia e desenvolvimento.

Meta 13.a

  • Nações Unidas
    Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível.
  • Brasil
    Meta não aplicável ao Brasil.
  • Indicadores
    13.a.1 – Montante mobilizado de dólares dos Estados Unidos por ano, entre 2020 e 2025, para o compromisso de $100 bilhões.

Meta 13.b

  • Nações Unidas
    Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.
  • Brasil
    Estimular a ampliação da cooperação internacional em suas dimensões tecnológica e educacional objetivando fortalecer capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.
  • Indicadores
    13.b.1 – Número de países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento que recebem apoio especializado, e montante de apoios, incluindo financiamento, tecnologia e capacitação, para mecanismos de aumento de capacidade para planejamento e gestão eficazes das mudanças climáticas, incluindo as mulheres, os jovens e as comunidades locais e marginalizadas.
Notícias relacionadas a ODS13
Lei federal inclui mudanças climáticas e biodiversidade na educação ambiental

Lei federal inclui mudanças climáticas e biodiversidade na educação ambiental

A partir de 2025, as escolas brasileiras deverão passar a trabalhar em sala de aula os temas mudanças do clima e proteção da biodiversidade. A…

Controle de incêndios no Pantanal avança, mas alerta é mantido

Controle de incêndios no Pantanal avança, mas alerta é mantido

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, esteve em Corumbá (MS) nesta terça, 16, para acompanhar de perto as ações de combate…

Com temperaturas 1,29°C acima da média, Terra registra o primeiro semestre mais quente da história

Com temperaturas 1,29°C acima da média, Terra registra o primeiro semestre mais quente da história

A agência norte-americana para os oceanos e o clima divulgou nesta quarta-feira (17) que o primeiro semestre de 2024 foi o mais quente da história…