ODS6

Água Potável e Saneamento

Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos

Meta 6.1


Meta 6.2


Meta 6.3

  • Nações Unidas
    Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
  • Brasil
    Até 2030, melhorar a qualidade da água nos corpos hídricos, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando o lançamento de materiais e substâncias perigosas, reduzindo pela metade a proporção do lançamento de efluentes não tratados e aumentando substancialmente o reciclo e reuso seguro localmente.
  • Indicadores
    6.3.1 – Proporção de águas residuais tratadas de forma segura
    6.3.2 – Proporção de corpos hídricos com boa qualidade ambiental

Meta 6.4


Meta 6.5


Meta 6.6


Meta 6.a

  • Nações Unidas
    Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.
  • Brasil
    Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio ao desenvolvimento de capacidades para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e ao saneamento, incluindo, entre outros, a gestão de recursos hídricos, a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.
  • Indicadores
    6.a.1 – Montante de ajuda oficial ao desenvolvimento na área da água e saneamento, inserida num plano governamental de despesa.

Meta 6.b

Notícias relacionadas a ODS6
Agir Sustentável: economia circular pode reduzir a produção de lixo

Agir Sustentável: economia circular pode reduzir a produção de lixo

O segundo episódio da terceira temporada do Agir Sustentável apresenta nesta quarta-feira (16), às 20h30, a segunda parte da discussão sobre o lixo no Brasil.…

Pauta 1 – Crise hídrica no Brasil: seca avança, rios encolhem e alerta é global

Pauta 1 – Crise hídrica no Brasil: seca avança, rios encolhem e alerta é global

O Brasil vive um dos momentos mais críticos no que diz respeito à disponibilidade de água. Biomas estratégicos como a Amazônia, o Cerrado e o…

Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

O Brasil registrou mais de 344 mil internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado em 2024, sendo que 168,7 mil estão relacionadas a alguma infecção propagada…